O jogo pedagógico como estratégia de ensino e aprendizagem

Professora Vanessa Laís Verboski Hammerschmidt, 4º ano B. Escola Municipal Professora Maria Vitória Braga Ramos.


Entre os dias 26 de fevereiro a 08 de março os alunos do 4º ano estudaram o gênero textual conto de encantamento. Primeiramente os alunos tiverem contato com o conto “Os sete corvos” - irmãos Grimm, para identificação do gênero e interpretação textual. Na sequência realizaram uma produção textual coletiva de um texto do gênero, a qual aconteceu com a participação da turma e a professora registrando as informações no quadro de giz. Os alunos também realizaram uma produção individual do gênero textual, que é caracterizado por elementos fantásticos, seres fabulosos, elementos mágicos, dentre outros.

O conto “Os sete corvos”, utilizado incialmente para identificação do gênero e interpretação, foi retomado para o trabalho com a gramática de forma contextualizada – a ortografia de palavras com as letras G e J, essas duas consoantes representam o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e, sendo pronunciadas da mesma forma: ge = je e gi = ji.

Os alunos identificaram no texto palavras com essas sílabas e estudaram as regras ortográfica. Para fixar a ortografia das palavras, os alunos foram desafiados a criar um jogo da memória das palavras com sílabas “ge”, “je”, “gi” e “ji”.

Para confecção dos jogos os alunos foram organizados em grupos, cada grupo escolheu oito palavras (quatro escritas com “ge” ou “gi” e quatro com “je” e “ji”), confeccionaram dezesseis cartinhas, em uma cartinha escreviam a palavra corretamente, por exemplo, gigante, e na outra cartinha desenhavam o que representava a carta, formando assim um jogo da memória em que o par seria composto pela palavra e pelo desenho. Os alunos testaram seus jogos da memória e aprenderam brincando!

O jogo pedagógico é uma metodologia ativa de aprendizagem, já que é uma estratégia de ensino que tem por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Dessa forma, com esta atividade os alunos foram protagonistas no processo de ensino e aprendizagem.








Comentários